Título

Fotoelectrico

Partilhar

Nº downloads 630

Detalhes

Descrição

O objecto é um compacto que inclui uma página HTML na qual está inserido uma pequena aplicação em java que permite ao utilizador estudar o efeito de algumas variáveis sobre o efeito fotoeléctrico. Usam-se (simuladamente claro) dois materiais diferentes, sódio e césio. O valor da energia para a remoção dos electrões será para estes metais 2,75 e 2,14 eV, respectivamente. O Utilizador pode dentro de certos parâmetros controlar quer o comprimento de onda quer a intensidade luminosa, bem como a tensão da fonte. O resultado, ou seja a corrente resultante do efeito surge com uma barra cor-de-rosa que varia no interior de uma caixa a cinzento na área da applet. Permite ao utilizador fazer diversos ensaios com valores cruzados dessas variáveis e observar e criticar os resultados. É uma simulação traduzida e adaptada de um original do Wolfgang Bauer (The Applet Collection), do Departamento de Física e Astronomia da Michigan State University, a quem agradecemos a disponibilidade para a utilização dos seus materiais na Casa das Ciências. Depois de descompactado para o seu computador, deve ser activado o ficheiro photo.htm dentro da pasta criada, para aceder à aplicação. Esta “abre” em qualquer bowser desde que tenha os plugins necessários que podem ser obtidos na página de Plugins [INICIO – UTILIDADES – PLUGINS] na Casa das Ciências. A bandeira inglesa é um link para a versão original.

 

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Este recurso só funciona online, e usando o browser/navegador Internet Explorer, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin de Java, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Veja aqui as configurações que tem de colocar no Java, para que consiga visualizar.


Categoria

Química - 10º Ano

Unidade

Unidade 1 - Das Estrelas ao Átomo

Tema

Efeito Fotoeléctrico

Tipo de recurso

Java

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

Química, fotoelétrico, energia, eletrões, comprimento de onda, intensidade

Nome do ficheiro

Fotoelectrico.zip

Tamanho do ficheiro

21.82 KB

Comentários

Recursos relacionados