Título

Teoria dos Gases - Atmosfera

Partilhar

Nº downloads 382

Detalhes

Descrição

  Aplicação em Java, integrada numa página HTML com 10 ficheiros e três pastas compactadas num ficheiro com a designação gases-atmosfera.zip que deve ser descarregado para o seu computador e descompactado. Para abrir a aplicação, active, na pasta que se gera ao descompactar, o ficheiro 04_gases-atmosfera.html lá existente. Apesar de classificado para o 10º ano de escolaridade em que a animação/simulaçãoserá naturalmente útil quer para a introdução do conceito quer para a sua exploração, todo o restante material de apoio está já direcionado para o Ensino Superior. Permite estudar a influência da temperatura numa simulação do movimento das partículas de um gás podendo o utilizador usar o cursor à direita para controlar a temperatura. É uma aplicação da autoria de Gilbert Gastebois, professor em França, a quem agradecemos a disponibilidade para colocação e tradução/adaptação do material. Extremamente interessante e interativo, pode ser usado pelo docente em diferentes contextos educacionais explorando em todo ou em parte o conteúdo da informação. Note-se que existem duas janelas, uma por baixo da outra, de tal modo que o utilizador pode comparar dois ensaios distintos. Existe associado à simulação uma página de apoio teórico significativamente desenvolvida e com bastante interesse. A bandeira francesa aponta para o material original na página do Professor Gastebois.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Este recurso só funciona online, e usando o browser/navegador Internet Explorer, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin de Java, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Veja aqui as configurações que tem de colocar no Java, para que consiga visualizar.


Categoria

Química - 10º Ano

Unidade

Unidade 2

Tema

Gases Ideais

Tipo de recurso

Java

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

Química, temperatura, densidade

Nome do ficheiro

gases-atmosfera.zip

Tamanho do ficheiro

81.60 KB

Comentários

Recursos relacionados