Aplicação que simula o movimento de uma onda que atravessa dois meios com índices de refração diferentes (n1- o ar; n2- outro meio). O utilizador pode usar o cursor para variar o índice de refração do segundo meio que a onda atravessa (n2).
Para visualizar este recurso, necessita de ter instalada a extensão Flash Emulator do Google Chrome, cujo download poderá fazer através da nossa página de Utilidades.
Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.
Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.
Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.
Física - 3º Ciclo
Sustentabilidade na Terra
Propriedades da Luz
Flash
Ativo
índice de refração, refração, refracção
Convertido para ficheiro executável a 30.05.2025.
Esta animação faz parte do portal Animations Flash pour la physique, da responsabilidade de Thomas Fleisch, do Departamento de Física da Université de Montréal, a quem agradecemos a autorização para a tradução e publicação na Casa das Ciências.
03-23_onda-indice-refracao-pt.zip
8.18 MB