Título

Cientistas em Casa – Para onde crescem as plantas?

Partilhar

Nº downloads 53

Ver Online

Detalhes

Descrição

Vídeo da websérie “Cientistas em Casa” que tem como objetivo estimular os alunos a fazerem atividades de ciência, podendo servir como material de apoio a aulas ou atividades de tempos livres. Da autoria do Instituto Gulbenkian de Ciência, este vídeo de animação desafia os alunos a fazerem uma experiência onde vão testar como a luz do Sol influencia o crescimento das plantas. A série “Cientistas em Casa” é uma iniciativa inserida no programa Oeiras Educa, em parceria com o Munícipio de Oeiras e o Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA). 

Objetivo de Aprendizagem

Este recurso permite abordar a influência dos fatores abióticos (luz, água, temperatura) nas adaptações morfológicas das plantas, usando a luz e o seu papel na direção do alongamento do caule como exemplo. Para além de demonstrar este fenómeno conhecido como fototropismo, o conteúdo este vídeo permite praticar e compreender noções básicas do método científico, como o papel da observação, a importância de formular hipóteses, registar e discutir resultados, e os conceitos de “Condição experimental” e “Controlo”.

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Introdução às Ciências - 1º Ciclo

Unidade

À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL

Tema

OS SERES VIVOS DO SEU AMBIENTE

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

plantas, fototropismo, experiência, factores abióticos

Nome do ficheiro

ParaOndeCrescemAsPlantas_anim_v2.mp4

Tamanho do ficheiro

79.77 MB

Comentários

Recursos relacionados