Título

Cientistas em Casa - Episódio 2 | Explosão de cores

Partilhar

Nº downloads 52

Ver Online

Detalhes

Descrição

Vídeo da websérie “Cientistas em Casa” uma iniciativa que conta com uma série de episódios com experiências científicas realizadas por cientistas do ITQB NOVA. Neste vídeo a cientista Ana Silva partilha a realização de uma atividade experimental relacionada com a tensão superficial dos líquidos - Explosão de cores. Esta experiência que também pode ser realizada em casa, explora de forma divertida a tensão superficial, os constituintes do leite e conceitos como molécula e ligações químicas. A série “Cientistas em Casa” é uma iniciativa inserida no programa Oeiras Educa, em parceria com o Município de Oeiras e o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC).

Objetivo de Aprendizagem

Este recurso pretende desenvolver as competências STEM e uma atitude de permanente experimentação. Nomeadamente, com o objetivo de aprendizagem de descoberta de conceitos como tensão superficial dos líquidos, e também o reconhecimento da existência de átomos, molécula e ligações químicas.

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Introdução às Ciências - 1º Ciclo

Unidade

Estudo do Meio/ Ciências

Tema

Química

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

: ciência, cientistas, atividade experimental, cor, moléculas, tensão superficial, experiência, STEM

Observações

Recurso Premiado em 2021 - Menção Especial do Júri

Nome do ficheiro

Cientistas em Casa - Episódio 2 _ Explosão de Cores.mp4

Tamanho do ficheiro

94.24 MB

Comentários

Recursos relacionados