Título

Ciliophora

Partilhar

Descrição

Os Ciliophora são organismos eucariotas unicelulares ciliados. Esta ilustração legendada representa uma paramécia (Paramecium sp.) com as suas principais estruturas anatómicas assinaladas: micro e macronúcleo, vacúolos digestivos, vacúolos contráteis, sulco oral, citostoma, citofaringe, citoprocto, película e cílios.
As paramécias são dos ciliados mais estudados, quer pela sua abundância, quer pela facilidade de manutenção em laboratório e observação em sala de aula. São, portanto, um organismo modelo para este grupo de seres vivos.
Os ciliados são maioritariamente predadores de outros microorganismos e as paramécias não são exceção. Movimentam-se por acção dos cílios, organelos que são similares aos flagelos, mas mais curtos e com um movimento ondulatório distinto, e que cobrem todo o seu corpo dispostos em fiadas. As paramécias são ovóides, apresentando geralmente forma de palmilha.
[Eukarya; Chromalveolata; Ciliophora; Oligohymenophorea; Peniculida; Parameciidae]

Agradecemos à BIODIDAC, na pessoa de Antoine Morin, a disponibilidade para publicar, legendada em português, esta imagem.

Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências por Diana Barbosa em setembro de 2014.

Classificação

Paramecium

Localização

Data de Publicação

28 de Outubro de 2014

Data de Realização

1994

Nº de visualizações

2334

Resolução

1781px X 975px

Formato

.jpg

Tipo De Imagem

Ilustrações

Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0

Imagens Relacionadas