Título

Lonicera periclymenum L.

Partilhar

Descrição

Planta trepadora que pode chegar aos 300 a 450 cm de altura. Folhas caducas, ovadas-lanceoladas, glabras ou levemente pubescentes (nas nervuras), onde as superiores são sésseis. Flores de um branco-amarelado ou avermelhado, odoríferas, sésseis, verticiladas em inflorescências capituliformes terminais e longamente pedunculadas. Dentes dos cálices lanceolados e agudos, corola pubescente-glandulosa, de tubo maior do que o limbo. O fruto é uma baga ovoide, avermelhada, polispérmica.

Família: CAPRIFOLIACEAE

Nome Vernáculo: Madressilva, Madressilva-das-boticas, Madressilva-do-periclímeno, Madressilva-esverdeada, Madressilva-sem-pêlos.

Ecologia: Planta perene ocorrendo em matos, silvados e orlas de bosques ou sobre sebes ripícolas, em terrenos siliciosos e ácidos. Ocorre por quase todo o país.

Floração: Maio a Setembro.

Estatuto: Nativa, ocorrendo com maior predominância no oeste, centro e sul da Europa, e na zona oeste da região Mediterrânea.

Observações: Planta melífera cujas bases das flores são sugadas, especialmente pelas crianças, para extrair o seu néctar.

in: Almeida, R., Antunes, S. C. (2019) Diversidade Vegetal do Polo 3 da UPorto: HERBÁCEAS

Classificação

Lonicera periclymenum

Localização

Polo 3 da UPorto

Data de Publicação

22 de Março de 2019

Nº de visualizações

1175

Resolução

1299px X 866px

Formato

.jpeg

Tipo De Imagem

Fotografias

Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0

Imagens Relacionadas