Título

Conyza canadensis (L.) Cronquist

Partilhar

Descrição

Planta herbácea, de 30 a 150 cm, com pêlos patentes. Folhas numerosas, alternas, verdes, estreitas, oblanceolado-oblongas, atenuadas na base e agudas no ápice, inteiras e raras vezes 2-3-dentadas. Inflorescências de capítulos numerosos, reunidos numa longa panícula mais ou menos ampla, por vezes corimbosa e raramente condensada. Brácteas involucrais imbricadas e sem pêlos (caraterística distintiva de outras espécies do género). Flores femininas numerosas, em várias séries, com corola delgada tubuloso-filiforme, com lígula curta, branca ou raramente rosada. Flores hermafroditas pouco numerosas, férteis, na maioria amarelas. Os frutos são cípselas achatadas, com papilhos branco-acastanhados.

Família: ASTERACEAE (COMPOSITAE)

Nome Vernáculo: Avoadeira, Avoadinha, Avoadinha-do-Canadá.

Ecologia: Planta ruderal, muito frequente em áreas perturbadas como áreas urbanas, taludes de estradas, campos abandonados, baldios, valetas e campos cultivados.

Floração: Junho a Setembro.

Estatuto: Espécie invasora, originária da América do Norte e introduzida na Europa, Ásia e África.

Observações: Os óleos que esta planta produz estão descritos, em certos manuais de medicina natural, como eficazes no tratamento de icterícia e com elevada atividade antifúngica. Os extratos desta planta também apresentam a caraterística de anti-repelente de insetos. Plântulas e folhas jovens podem ser consumidas cozidas ou cozinhadas com arroz ou, ainda, secas para uso posterior. Da planta obtém-se um óleo essencial utilizado comercialmente para dar sabor a doces e bebidas.

Classificação

Conyza canadensis

Localização

Polo 3 da UPorto

Data de Publicação

22 de Março de 2019

Nº de visualizações

129

Resolução

1948px X 1299px

Formato

.jpeg

Tipo De Imagem

Fotografias

Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0

Imagens Relacionadas