Título

Andryala integrifolia L.

Partilhar

Descrição

Planta herbácea, em geral bienal, esbranquiçada, esverdeado-amarelada, até 70 cm de altura, de caules delgados e tomentosos. Folhas alongadas, planas ou onduladas, as basilares mais ou menos persistentes, oblongas a oblanceoladas, sinuado-dentadas a penatipartidas, raramente inteiras, as caulinares um pouco mais largas e sésseis. Inflorescências em corimbo mais ou menos frouxos, com flores todas liguladas, amarelas. Invólucro campanulado, com brácteas mais ou menos lanceoladas, dispostas em 2 a 6 filas, com pêlos glandulosos amarelados. O fruto é uma cipsela oblonga, truncada no ápice, com papilho de pêlos acinzentados.

Família: ASTERACEAE (COMPOSITAE)

Nome Vernáculo: Alface-dos-calcários, Alface-do-monte, Alfavaca, Bofe-de-burro, Camareira, Erva-polvilhenta, Goivo, Tripa-de-ovelha.

Ecologia: Frequente em locais algo perturbados, secos, pedregosos ou arenosos, campos incultos, muros e sítios ruderais.

Floração: Maio a Agosto.

Estatuto: Nativa da região Mediterrânea e sudoeste da Europa.

Observações: Os caules jovens podem ser consumidos crus, como entrada. Estes possuem uma substância esbranquiçada - látex, que auxilia na cicatrização da planta. Recomenda-se algum cuidado no consumo desta planta (ou partes dela) pelo caráter tóxico que o látex apresenta.

Classificação

Andryala integrifolia

Localização

Polo 3 da UPorto

Data de Publicação

22 de Março de 2019

Nº de visualizações

131

Resolução

1948px X 1299px

Formato

.jpeg

Tipo De Imagem

Fotografias

Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0

Imagens Relacionadas