Título

Sonchus oleraceus L.

Partilhar

Descrição

Planta herbácea até 140 cm de altura, ereta. Folhas verdes na página superior e glaucas na inferior; as superiores indivisas e as inferiores maiores, penatifendidas a penatissectas com segmentos dentados. Inflorescência em capítulo. Flores amarelas e liguladas. Invólucro gomiloso-cónico. O fruto é uma cípsela oblanceolada, rugosa entre as costas, mais ou menos comprimida, com papilho persistente.

Família: ASTERACEAE (COMPOSITAE)

Nome Vernáculo: Leitarugas, Leitugas, Sarralha, Serralha, Serralha-áspera, Serralha-branca, Serralha-escura, Serralha-macia, Serralha-macia-de-folha-larga, Serralha-mansa, Serralha-preta.

Ecologia: Planta anual ou bienal, ruderal e rupestre. Pode ser observada em campos de cultivo, hortas, jardins, incultos e entulheiras.

Floração: Praticamente todo o ano.

Estatuto: Nativa da Europa, norte de África e oeste da Ásia. Largamente distribuída pela América, China, Índia, Austrália sendo já categorizada como cosmopolita.

Observações: As folhas jovens, bem como os caules jovens, são muito agradáveis, para usar em saladas, especialmente na Primavera. As folhas podem ser usadas em saladas, acompanhamentos e sopas. Em Espanha (Valência) são muito utilizadas na confeção de arroz e esparregado.

Classificação

Sonchus oleraceus

Localização

Polo 3 da UPorto

Data de Publicação

22 de Março de 2019

Nº de visualizações

24

Resolução

1948px X 1207px

Formato

.jpeg

Tipo De Imagem

Fotografias

Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0

Imagens Relacionadas