Título

Prunella vulgaris L.

Partilhar

Descrição

Planta herbácea vivaz, até 60 cm de altura e com a idade vai perdendo o revestimento de pêlos. Folhas ovadas a ovada-lanceoladas, inteiras ou com recortes arredondados na margem, acunheadas e pecioladas. Inflorescência, uma espiga geralmente folhosa na base. Cálice com dentes mucronados. Corola de cor violácea-azulada-escura, raramente branca. Fruto esquizocárpico.

Família: LAMIACEAE

Nome Vernáculo: Brunéla, Consolda-menor, Erva-férrea, Prunela. Ecologia: Planta ruderal, podendo ser observada em prados e relvados húmidos incluindo lameiros, margens de linhas de água, charcos e lagoas, matos e matagais.

Floração: Março a Agosto.

Estatuto: Nativa de diversos locais (Europa, norte de África, Ásia, América central e sul), mas com classificação de introduzida na Austrália e algumas ilhas do Pacífico.

Observações: As folhas, cruas ou cozinhadas, podem ser usadas em saladas, sopas, estufados, etc. Ainda que por vezes possam ser algo amargas devido à presença de taninos, os mesmos podem ser removidos por imersão em água. Uma infusão em água fresca de folhas secas ou frescas é usada como uma bebida refrescante, considerada muito saborosa.

Classificação

Prunella vulgaris

Localização

Polo 3 da UPorto

Data de Publicação

22 de Março de 2019

Nº de visualizações

113

Resolução

1950px X 1300px

Formato

.jpeg

Tipo De Imagem

Fotografias

Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0

Imagens Relacionadas