Título

Vinca difformis Pour.

Partilhar

Descrição

Planta de caules prostrado-ascendentes, até 200 cm de altura. Folhas opostas, inteiras, ovadas a lanceoladas, arredondadas na base e atenuadas no pecíolo. Caules floríferos até 30 cm de altura. Flores solitárias, axilares, hermafroditas, longamente pedunculadas. Corola assalveada, com tubo e limbo azul-pálido. Cálice com 5 segmentos estreitos, linear-triangulares. Androceu com 5 estames inseridos a meia altura da corola. O fruto é um folículo.

Família: APOCYNACEAE

Nome Vernáculo: Alcangorça, Alcongosta, Congorça, Congossa, Congossa-maior, Erva-concorça, Erva-congorça, Erva-da-inveja, Pervinca, Salva-da-inveja, Vinca.

Ecologia: Planta vivaz, ruderal e ripícola, com preferência por locais húmidos, mas também presente em matas, sebes, margens de campos e linhas de água.

Floração: Dezembro a Junho. Estatuto: Nativa, do sudoeste da Europa; introduzida como ornamental e subespontânea noutras áreas.

Observações: Ainda que seja uma excelente planta para a confeção de cestaria e como cobertura de locais ensombrados, trata-se de uma planta muito tóxica devendo-se ter muito cuidado se ingerida.

Classificação

Vinca difformis

Localização

Polo 3 da UPorto

Data de Publicação

22 de Março de 2019

Nº de visualizações

111

Resolução

1949px X 1299px

Formato

.jpeg

Tipo De Imagem

Fotografias

Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0

Imagens Relacionadas