Título

Viola riviniana Rchb.

Partilhar

Descrição

Planta herbácea, com uma roseta de folhas basais, sendo a partir das axilas destas que partem os caules floríferos, que são mais ou menos ascendentes e de tamanho variável (geralmente de 25 a 30 cm). Folhas cordadas (em forma de coração). Estípulas largamente lanceoladas e curtamente fimbriadas. Flores inodoras de sépalas agudas, aplicadas a uma cápsula, com apêndices muito acrescentes na frutificação. Pétalas compridas, com as laterais a pender para os lados e as superiores viradas para trás. Esporão violáceo, algumas vezes em forma de tubo e outras apiculado. Ovário sem pêlos e estilete recurvado. O fruto é uma cápsula quase trigonal, aguda e sem pêlos.

Família: VIOLACEAE

Nome Vernáculo: Bonelas, Violetas-bravas.

Ecologia: Planta perene que pode ser observada em locais húmidos e algo sombrios como bosques ripícolas, lameiros e prados húmidos, bem como em margens de cursos de água.

Floração: Fevereiro a Agosto.

Estatuto: Nativa, com ampla distribuição pela Europa, região Mediterrânea e Macaronésia.

Observações: As folhas jovens e os botões florais, crus ou cozinhados, podem ser consumidos. Quando adicionados a uma sopa contribuem para o seu engrossamento. Uma infusão refrescante pode ser feita a partir das suas folhas.

Classificação

Viola riviniana

Localização

Polo 3 da UPorto

Data de Publicação

22 de Março de 2019

Nº de visualizações

112

Resolução

1948px X 1299px

Formato

.jpeg

Tipo De Imagem

Fotografias

Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0

Imagens Relacionadas