Título

Entropia

Partilhar

Nº downloads 336

Detalhes

Descrição

Trata-se de um documento de sete páginas traduzido e adaptado do inglês por uma das equipas da Casa das Ciências datado de Outubro de 2008 que aborda o conceito de entropia numa lógica simples.  Apesar de a matemática ser sobretudo para professores, pode se adaptado de forma condicionada aos alunos. É matéria de aprofundamento no 10º Ano e é matéria de aprofundamento também no 11º Ano dos Cursos Profissionais, no módulo sobre Termodinâmica.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o Adobe Reader, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Física - 10º Ano

Unidade

Unidade 1 – Do Sol ao aquecimento

Tema

A 2ª Lei da Termodinâmica

Tipo de recurso

PDF

Interatividade

Passivo

Informação adicional

Palavras-chave

termodinâmica

Agradecimentos

Documento pdf da autoria do Professor Michael Fowler do Departamento de Física da Universidade de Virgínia nos Estados Unidos a quem agradecemos a autorização para traduzir e adaptar estes materiais para colocação no portal da Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

Entropia.pdf

Tamanho do ficheiro

112.54 KB

Comentários

Joaquim

Fiz o download deste material (Entropia) porque um dos tópicos da minha investigação é sobre os conceitos de termodinâmica, em particular, as subtilezas da termodinâmica e suas implicações no ensino/aprendizagem. Acho que este documento tem algumas gralhas (possivelmente introduzidas aquando da tradução) que podem dificultar a compreensão do que se pretende transmitir. À parte as gralhas, acho que o documento é pobre e reforça mesmo algumas ideias erradas, e.g. usa expressões como conservação do calor, usa a notação deltaQ, refere por vezes entropia sem clarificar “de que sistema?” (o que é crucial em termodinâmica). Este tema é muito crítico, e merece ser apresentado com mais rigor e clareza, caso contrário continuará a ser um tópico “incompreensível”. É um tema apaixonante, eu próprio tento dar o meu modesto contributo (e.g. em Identical thermodynamical processes and entropy, Can. J. Phys. 83, 629-636, 2005) e poderei elaborar um documento sobre entropia para a casa das ciências. Joaquim Anacleto

07-10-2014

Recursos relacionados