Título

Forças numa esfera suspensa com MCU – Pêndulo cónico

Partilhar

Nº downloads 126

Detalhes

Descrição

 Vídeo com uma animação muito simples que mostra as forças aplicadas a uma esfera que se move numa trajectória circular a velocidade constante (MCU) suspensa de um fio fixo num ponto colocado no eixo de rotação. Repare que se representa a tensão no fio, o peso e a aceleração do movimento. É um vídeo da autoria de Michael R. Gallis, professor de Física da Universidade do Estado da Pensilvânia nos Estados Unidos ( Schuylkill Campus ) que nos autorizou a sua colocação no portal Casa das Ciências e a quem agradecemos. O vídeo, com a duração de apenas 3 segundos, está originalmente sujeito a uma licença Creative Commons. Pode o utilizador "parar" e "continuar" a observação, usando um leitor universal como por exemplo o Windows Media Player. A bandeira Inglesa aponta para o subconjunto da mecânica na página original.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Física - 11º Ano

Unidade

Da Terra à Lua 

Tema

Movimento circular com velocidade de módulo constante

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

Movimento circular com velocidade de módulo constante, movimento circular

Observações

O vídeo, com a duração de apenas 3 segundos, está originalmente sujeito a uma licença Creative Commons.

Agradecimentos

É um vídeo da autoria de Michael R. Gallis, professor de Física da Universidade do Estado da Pensilvânia nos Estados Unidos (Schuylkill Campus) que nos autorizou a sua colocação no portal Casa das Ciências e a quem agradecemos.

Nome do ficheiro

082-conical_pendulum_pretty.avi

Tamanho do ficheiro

1.12 MB

Comentários

Recursos relacionados