Título

Dupla Fenda (Interferência)

Autor

Walter Fendt

Partilhar

Nº downloads 43

Ver Online

Detalhes

Descrição

Página em hipertexto que contém uma aplicação que simula uma experiência em que se obtém figuras de interferência a partir da utilização de luz monocromática (laser) através de uma dupla fenda. No espaço da aplicação, a zona verde é a dos controlos onde o utilizador pode alterar os valores do comprimento de onda (a cor), do espaçamento entre as fendas e do ângulo de observação. Na zona amarela em baixo pode-se observar o resultado ou através das figuras de interferência ou através do gráfico da distribuição de intensidade onde ficam claras as posições de máximo e mínimo de amplitudes, que também são dados em valor numérico na zona verde da aplicação. O ficheiro compactado deve ser descarregado para o computador (ou suporte) onde vai ser utilizado e feita a sua descompactação. Para activar basta abrir o ficheiro html com qualquer browser.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Física - 12º Ano

Unidade

Introdução à física quântica

Tema

Associar o comportamento ondulatório da matéria a fenómenos de difracção e interferência.

Tipo de recurso

HTML5

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

difracção, interferência

Agradecimentos

Da autoria de Water Fendt professor de Física, Matemática e Informática na Escola Secundária Paul-Klee-Gymnasium Gersthofen na Alemanha a quem agradecemos a disponibilidade para colocarmos/traduzirmos e adaptarmos este material no portal da Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

dupla_fenda.zip

Tamanho do ficheiro

43.79 KB

Comentários

Recursos relacionados