Título

Complexo de Golgi: Modificação das proteínas

Partilhar

Nº downloads 1644

Ver Online

Detalhes

Descrição

O complexo de Golgi é o organelo celular responsável pela modificação e tráfego de proteínas para outros organelos, como o lisossoma, o organelo digestivo da célula. As proteínas traduzidas no retículo endoplasmático rugoso são transferidas para o complexo de Golgi. Aí, são modificadas e "empacotadas" em vesículas para serem distribuídas. Esta animação foca-se no modo como as modificações feitas no complexo de Golgi ajudam a direcionar este processo. O exemplo usado é o da hidrolase, que é sintetizada no retículo endoplasmático, modificada no complexo de Golgi e depois transportada para o endossoma, onde degradará proteínas. Embora esteja indicada para o 10º Ano de Escolaridade, esta animação pode também ser explorada noutros âmbitos como, por exemplo, para aprofundar o tema da Síntese e modificação de proteínas (11º Ano), bem como no Ensino Superior.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Biologia - 10º Ano

Unidade

Módulo Inicial

Tema

A Célula

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

Complexo de Golgi

Agradecimentos

Animação em vídeo faz parte da Virtual Cell Animation Collection, do Molecular & Cellular Biology Education Project. Esta é uma iniciativa da Universidade Estatal do North Dakota, a quem agradecemos na pessoa da Dr.a Christina Johnson a disponibilidade para publicação na Casa das Ciências com a respetiva tradução e adaptação.

Nome do ficheiro

07_modificacoes-proteinas-pt.wmv

Tamanho do ficheiro

51.69 MB

Comentários

Sandra Pinheiro

Muito bom!

06-11-2020

Aline Batista Correia

Excelente conteúdo e animação!!

26-05-2014

Recursos relacionados