Título

Pêndulo Simples (teoria)

Partilhar

Nº downloads 89

Detalhes

Descrição

  Texto PDF que aborda o suporte teórico do Pêndulo Simples de uma forma muito interessante e de leitura simples.É um texto teórico de 4 páginas traduzidas do inglês por uma das equipas da Casa das Ciências, da autoria de Michael Fowler da Universidade da Virgínia nos Estados Unidos, e que tem acoplado a ele uma interessante folha de cálculo que permite visualizar a representação funcional das oscilações num pêndulo simples.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o Adobe Reader, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Física - 12º Ano

Unidade

Unidade I - Mecânica

Tema

Pêndulo - Gravitação - Aprofundamento

Tipo de recurso

PDF

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

Pêndulo

Observações

O texto, possui uma hiperligação para a folha de cálculo mencionada, que existe autónoma no portal sob a designação Pêndulo Simples. Este compacto (que deve ser descompactado para o computador onde vaio ser utilizado) nomeadamente o texto em PDF, embora possa ser apresentado aos alunos como material de aprofundamento, é uma peça sobretudo dedicada aos professores.

Agradecimentos

Agradecemos ao Professor Fowler a disponibilidade para a colocação, tradução e adaptação deste material no portal da Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

Pendulo Simples.zip

Tamanho do ficheiro

170.29 KB

Comentários