Título

Teste de Chama

Autor

DVAction

Partilhar

Nº downloads 2115

Ver Online

Detalhes

Descrição

Vídeo em que se mostra, para diversas substâncias - Cloreto de Potássio, Cloreto de Cálcio, Cloreto de Estrôncio, Cloreto de Sódio e Cloreto de Lítio - as cores que os respetivos iões metálicos fazem surgir quando colocadas na chama de um bico de Bunsen. Este pequeno vídeo de cerca de um minuto e meio, explica de forma clara como fazer o teste da chama para sais em contexto laboratorial.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Química - 10º Ano

Unidade

Unidade 1 – Das Estrelas ao Átomo

Tema

AL 1.2 – Análise elementar por via seca

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

Química, teste, cloreto de potássio, cloreto de cálcio, cloreto de estrôncio, cloreto de sódio, cloreto de lítio, iões metálicos, cor, vídeo

Observações

Embora referenciado para o 10º Ano de escolaridade, de acordo com o programa, poderá ser usado em termos de motivação ou de recurso para outros anos.

Agradecimentos

Da autoria do projecto DVAction, da Northwestern University nos Estados Unidos, a quem agradecemos nas pessoas de Roxy Wilson e Theresa Collins a autorização dada para publicação, tradução e adaptação no nosso portal.

Nome do ficheiro

Teste de Chama.mov

Tamanho do ficheiro

8.95 MB

Comentários

Luísa Natália da Costa Veloso Moreira Ferraz

Não vou usar. Prefiro fazer os testes

17-02-2013

Recursos relacionados