Título

Estudo experimental (virtual) da 2ª Lei de Newton

Partilhar

Nº downloads 785

Detalhes

Descrição

Atividade experimental virtual sobre o estudo da relação entre uma força externa exercida sobre um corpo e a aceleração adquirida por este (2ª Lei de Newton). Animações JAVA, onde os alunos têm de efetuar vários ensaios, seriar e retirar dados da animação, construir tabelas e gráficos, calcular declives de rectas e finalmente responder criticamente à questão-problema da atividade. As animações e a exploração da atividade estão inseridas em páginas web. O código javascript é aberto e portanto os dados da atividade podem ser alterados, se conveniente. O ficheiro a correr de início é o "index.html". Atividade muito simples de executar, com elevada interatividade e potencial didáctico, para ser explorada quer em contexto de sala de aula, quer como trabalho para casa.

 

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Este recurso só funciona online, e usando o browser/navegador Internet Explorer, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin de Java, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Veja aqui as configurações que tem de colocar no Java, para que consiga visualizar.


Categoria

Física - 11º Ano

Unidade

Unidade 1 - Movimentos na Terra e no espaço

Tema

2ª Lei de Newton

Tipo de recurso

Java

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

2ª Lei de Newton, força, corpo, aceleração, ensaios, dados, declives, atividades, guião

Nome do ficheiro

Casa_das_ciencias_12_2010.zip

Tamanho do ficheiro

591.53 KB

Comentários

Recursos relacionados