Título

Complexo de Golgi: Secreção constitutiva

Partilhar

Nº downloads 698

Ver Online

Detalhes

Descrição

As proteínas podem ser secretadas, ou transferidas para fora da célula, por múltiplas vias. A secreção constitutiva é um desses processos. Na secreção constitutiva as proteínas são continuamente sintetizadas e secretadas pela célula, independentemente de sinais ou fatores externos. Esta via é também usada por todas as células eucarióticas para a manutenção da membrana plasmática. Nesta animação compara-se a secreção constitutiva com a regulada, usando a secreção dos glóbulos brancos como exemplo da primeira. Embora esteja classificada como sendo para o 10º Ano de Biologia, pode ser explorada de várias formas e noutros níveis de escolaridade, nomeadamente no 12º Ano, dentro da temática do Sistema Imunitário.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Biologia - 12º Ano

Unidade

Unidade 3 - Desequilíbrios e Doenças

Tema

Sistema Imunitário

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

Sistema Imunitário

Agradecimentos

Esta animação em vídeo faz parte da Virtual Cell Animation Collection, do Molecular & Cellular Biology Education Project. Esta é uma iniciativa da Universidade Estatal do North Dakota, a quem agradecemos na pessoa da Dr.a Christina Johnson a disponibilidade para publicação na Casa das Ciências com a respetiva tradução e adaptação.

Nome do ficheiro

05_secrecao-constitutiva-pt.wmv

Tamanho do ficheiro

47.15 MB

Comentários

Recursos relacionados