Título

As Estações do Ano: Como a Terra e o Sol interagem para dar origem às estações

Partilhar

Nº downloads 319

Detalhes

Descrição

Aplicação em java integrada numa página HTML compactada num ficheiro *.zip, que deve ser descarregado para o seu computador e descompactado para poder ser lido sem problemas. Para usar a aplicação, abra o ficheiro abrirEsteFicheiro.html na pasta que se gera ao descompactar.
Esta aplicação interativa permite explorar a mudança de estação na Terra ao relacionar a órbita e rotação da Terra com a insolação solar. A aplicação apresenta vários botões de controlo que permitem ao utilizador, por exemplo, alterar o ponto de vista, alterar a velocidade da visualização da rotação da Terra, sincronizar a rotação com a órbita, selecionar o mês do ano e observar diversos mapas e gráficos.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Este recurso só funciona online, e usando o browser/navegador Firefox, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin de Java, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.


Categoria

Física - 3º Ciclo

Unidade

Terra no Espaço

Tema

Planeta Terra - Terra e Sistema Solar

Tipo de recurso

Java

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

estações do ano

Agradecimentos

Da responsabilidade de Tom Whittaker, professor da University of Wisconsin-Madison (EUA), a quem agradecemos a autorização para a tradução e publicação dos materiais na Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

Estacoes-do-ano.zip

Tamanho do ficheiro

557.71 KB

Comentários

Guilherme Monteiro Webmaster

O Google Chrome deixou de suportar o Java. Use outro browser, como por exemplo o Firefox. Veja aqui: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.557450364314939.1073741847.233216433405002&type=3 outros problemas que podem surgir e como solucioná-los.

10-02-2016

José Vaz Luis

Não funciona.

09-02-2016

Maria Cristina Moyses

Muito bom:Contando dias, semanas, meses e anos_A utilidade mais óbvia da observação do céu é a marcação do tempo. Não é difícil notar que, quando o Sol está no céu, o firmamento se torna azul claro,e o ambiente fica iluminado. Foi essa condição que permitiu a locomoção,a caça,a coleta e todas as atividades importantes ao ser humano primitivo, vivendo com dificuldades na África há centenas de milhares de anos. Esmiuçando essas observações, os antigos notaram que, ao longo do tempo, o chamado astro rei parecia fazer uma travessia pelo céu (surgindo na região leste e se pondo para os lados do oeste), e quando ele sumia, em seguida, caía a noite.

19-10-2014

Recursos relacionados