Título

Estações do ano

Partilhar

Nº downloads 720

Detalhes

Descrição

Protocolo de uma actividade que simula a inclinação do eixo de rotação da Terra e o movimento de translação, permitindo analisar a influência destes factores nas estações do ano.


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o Adobe Reader, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Física - 3º Ciclo

Unidade

Terra no Espaço

Tema

Terra no Sistema Solar

Tipo de recurso

PDF

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

Estações do ano, rotação, translação, guião, atividade

Nome do ficheiro

Estações do ano.pdf

Tamanho do ficheiro

338.42 KB

Comentários

Como nota complementar sugiro que se represente graficamente a evolução da duração do dia (nascer ao pôr do Sol) ao longo de um ano, assinalando os solstícios e equinócios. Na variação ?sinusoidal? obtida verificar que o total da duração dos dias da Primavera é ?igual? ao total da duração dos dias do Verão verificando-se também a ?igualdade? entre o total da duração dos dias do Outono e do Inverno. Dada essa ?igualdade? pedir sugestões para explicar porque é o Verão mais quente que a Primavera e o Inverno mais frio que o Outono. Para um exemplo em Portugal (Beja ? latitude ~37,5 º) verifica-se que à variação sinusoidal da variação dos dias ao longo do ano corresponde uma variação da temperatura média ao logo do ano também aproximadamente sinusoidal mas desfasada cerca de 6 semanas em relação à duração dos dias, isto é, enquanto a duração máxima do dia se observa no solstício de Verão a temperatura máxima atinge-se cerca de 6 semanas depois. Ao solstício de Inverno ? dia de duração mínima ? correspondem dias de temperatura mínima cerca de 6 semanas depois. De notar também que mesmo em Portugal continental a diferença entre o dia de duração máxima em Faro (L ~ 37,0 º) e em Monção (L ~ 42,0 º) é de cerca ½ hora (31 minutos) o mesmo acontecendo ao dia de duração mínima.

30-11--0001

Recursos relacionados