Título

1964 – O Grande Terramoto do Alasca

Autor

USGS

Partilhar

Nº downloads 400

Detalhes

Descrição

Vídeo de cerca de 11 minutos onde são realçados os impactos e efeitos do maior terramoto registado na história dos EUA.
Foi criado no âmbito das atividades da USGS que marcaram os cinquenta anos deste terramoto a 27 de março de 2014. O vídeo inclui declarações do geólogo da USGS George Plafker, que foi quem, na década de 1960, corretamente interpretou o terramoto como sendo consequência de um fenómeno de subducção. Este foi um grande salto para a compreensão dos mecanismos-chave da Teoria de Tectónica de Placas (à época, ainda em desenvolvimento). São também abordados os deslizamentos de terra e a elevada ameaça de tsunamis que este tipo de terramotos representa. As perdas de vidas e a destruição causadas pelo terramoto e pelos consequentes tsunamis levaram ao surgimento dos centros permanentes de Alerta de Tsunamis da NOAA e à criação do Programa de Risco Sísmico da USGS.

 


Objetivo de Aprendizagem

Categoria

Geologia - 10º Ano

Unidade

Compreender a Estrutura e a Dinâmica da Geosfera

Tema

Sismologia

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

Tectónica de placas, sismologia, terramoto, sismos, Alasca

Observações

Este filme foi produzido em 2014 pela USGS, realizado por Stephen M. Wessells. O texto é da autoria de Donna Matrazzo e a narração está a cargo de Cissy Jones.

Agradecimentos

Da responsabilidade da USGS – United States Geological Survey (EUA), a quem agradecemos a autorização para a tradução e publicação na Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

06-20_1964-Quake-PT.mp4

Tamanho do ficheiro

254.52 MB

Comentários

Ana Margarida Freire Aleixo

Pequeno documentário muito bom. Apresenta várias animações que permitem visualizar melhor determinados fenómenos que nos nossos alunos têm dificuldade em compreender.

06-09-2015

Recursos relacionados