Título

1964 – O Grande Terramoto do Alasca

Autor

USGS

Partilhar

Nº downloads 458

Ver Online

Detalhes

Descrição

Vídeo de cerca de 11 minutos onde são realçados os impactos e efeitos do maior terramoto registado na história dos EUA.

Foi criado no âmbito das atividades da USGS que marcaram os cinquenta anos deste terramoto a 27 de março de 2014. O vídeo inclui declarações do geólogo da USGS George Plafker, que foi quem, na década de 1960, corretamente interpretou o terramoto como sendo consequência de um fenómeno de subducção. Este foi um grande salto para a compreensão dos mecanismos-chave da Teoria de Tectónica de Placas (à época, ainda em desenvolvimento). São também abordados os deslizamentos de terra e a elevada ameaça de tsunamis que este tipo de terramotos representa. As perdas de vidas e a destruição causadas pelo terramoto e pelos consequentes tsunamis levaram ao surgimento dos centros permanentes de Alerta de Tsunamis da NOAA e à criação do Programa de Risco Sísmico da USGS.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Geologia - 10º Ano

Unidade

Compreender a Estrutura e a Dinâmica da Geosfera

Tema

Sismologia

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

Tectónica de placas, sismologia, terramoto, sismos, Alasca

Observações

Este filme foi produzido em 2014 pela USGS, realizado por Stephen M. Wessells. O texto é da autoria de Donna Matrazzo e a narração está a cargo de Cissy Jones.

Agradecimentos

Da responsabilidade da USGS – United States Geological Survey (EUA), a quem agradecemos a autorização para a tradução e publicação na Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

06-20_1964-Quake-PT.mp4

Tamanho do ficheiro

254.52 MB

Comentários

António Vieira

Muito interessante e facilitador da compreensão de alguns fenómenos por parte dos alunos.

03-02-2020

Ana Margarida Freire Aleixo

Pequeno documentário muito bom. Apresenta várias animações que permitem visualizar melhor determinados fenómenos que nos nossos alunos têm dificuldade em compreender.

06-09-2015

Recursos relacionados