Título

Sismos portugueses de meados do século XX (1921 - 1960)

Partilhar

Nº downloads 766

Detalhes

Descrição

Apresentação em Power Point de um levantamento dos sismos mais importantes sentidos em Portugal Continental em meados do século XX.Para cada um dos 33 sismos considerados, é apresentado um resumo das características principais, um mapa de intensidades sísmicas e relatos extraídos da imprensa da época, que documentam o impacto do evento na população.O documento presta-se, não apenas a complementar os conteúdos leccionados, mas fornece também documentação e pistas para trabalhos de pesquisa que possam ser propostos aos alunos.Poderá ser usado nas disciplinas de Biologia e Geologia (10º ano) e de Geologia (12º ano).


Objetivo de Aprendizagem

Categoria

Geologia - 10º Ano

Unidade

10º ANO – Biologia e Geologia (Geologia – Tema III - Compreender a estrutura e a dinâmica da geosfera)12º ANO – Geologia (Tema I – Da Teoria da Deriva dos Continentes à Teoria da Tectónica de Planas. A dinâmica da litosfera.)

Tema

Sismicidade

Tipo de recurso

Apresentação de Diapositivos

Interatividade

Passivo

Informação adicional

Palavras-chave

Portugal, Sismo, Sismógrafo, Sismologia, Tectónica, Portugal, Açores, Intensidade, Magnitude, Mercalli, Richter

Nome do ficheiro

Sismos portugueses de meados do século XX (1921 - 1960).zip

Tamanho do ficheiro

24.83 MB

Comentários

João Magro

Trabalho bem elaborado, sem gralhas (sinónimo de uma boa revisão) e de grande interesse,visto esta informação não estar facilmente acessível da forma sintetizada como é apresentada. Bastante útil e informativo.

18-10-2018

Recursos relacionados