Título

Ondas de Choque: Cem anos após o grande terramoto de 1906

Autor

USGS

Partilhar

Nº downloads 222

Detalhes

Descrição

Vídeo de cerca de 45 minutos que relata praticamente a história da sismologia, tendo como ponto de partida o Grande Terramoto de São Francisco de 1906.
O filme acompanha um século de progressos científicos e de engenharia desde o terramoto. As reconstituições históricas, filmes e fotografias da época revelam a extensão da destruição e das respostas humana e científica à catástrofe. O filme inclui animações 3D, investigação de ponta e entrevistas a especialistas, alguns quais são dos mais importantes sismólogos e engenheiros do mundo. A investigação actual e futura inclui sondagens na Falha de Santo André através do Observatório SAFOD. A área da Baía de São Francisco é apresentada como um exemplo de preparação para terramotos. O filme mostra também o que fazer para reduzir os riscos pessoais durante um terramoto.

 


Objetivo de Aprendizagem

Categoria

Geologia - 10º Ano

Unidade

Compreender a Estrutura e a Dinâmica da Geoesfera

Tema

Sismologia

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

Sismologia, Geosfera, Tectónica de placas, sismos, ondas sísmicas, terramoto, São Francisco

Observações

Este filme foi nomeado para um Prémio Emmy em 2006 e ganhou o prémio de melhor documentário dos Prémios Telly. É apresentado por Dana King e foi produzido e realizado por Stephen M. Wessells.
As animações de engenharia são da responsabilidade de SEONC e Forell/Elsesser Engineers e da University of California - San Diego. Os vídeos de terramotos japoneses provenientes de câmaras de vigilância de lojas e de estúdios de televisão são propriedade de NHK, Japão. A imagem do terramoto numa sala de aula é propriedade da University of California. Os vídeos do terramoto de 1989 em Loma Prieta são propriedade de KPIX CBS-5z, São Francisco. Qualquer utilização destes materiais requer autorização escrita dos respetivos proprietários.

Agradecimentos

Este vídeo é da responsabilidade da USGS – United States Geological Survey (EUA), a quem agradecemos a autorização para a tradução e publicação na Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

06-17_Shock-Waves-PT.mp4

Tamanho do ficheiro

1.00 GB

Comentários

Recursos relacionados