Título

Verbascum thapsus L.

Partilhar

Descrição

Planta herbácea, bianual, arrosetada, podendo atingir os 250 cm de comprimento e mais ou menos densamente acinzentada ou esbranquiçada-tomentosa. Folhas basilares elípticas a obovado-oblonga, obtusas, inteiras ou miudamente crenuladas. Folhas caulinares distais e decurrentes. Inflorescência simples, com brácteas ovadas a lanceoladas e acuminadas. Flor com cálice de lobos lanceolados, corola amarela e 5 estames, os superiores com filetes vilosos, os inferiores com filetes nus a vilosos; as anteras decurrentes e pêlos dos filetes brancos; estigma capitado. O fruto é uma cápsula ovoide a elipsoide.

Família: SCROPHULARIACEAE

Nome Vernáculo: Barbasco, Erva-de-são-fiacre, Trócolos-brancos, Vela-de-nossa-senhora, Verbasco.

Ecologia: Terrenos incultos e pedregosos, com pressões antrópicas e boa exposição solar. Campos agrícolas, incultos e bermas de caminho.

Floração: Março a Agosto.

Estatuto: Nativa da europa, norte de África e centro e sudoeste da Ásia. Naturalizada em regiões temperadas, mas com estatuto de introduzida no Japão, Austrália, Nova Zelândia e América.

Observações: Uma infusão aromática, levemente adstringente e amarga pode ser obtida das folhas secas fervidas durante 5-10 minutos. Uma infusão mais doce pode ser obtida da fervura de flores frescas ou secas. Tem grande valor ornamental e as folhas quando fumadas têm um efeito estimulante.

Classificação

Verbascum thapsus

Localização

Polo 3 da UPorto

Data de Publicação

22 de Março de 2019

Nº de visualizações

187

Resolução

1948px X 1299px

Formato

.jpeg

Tipo De Imagem

Fotografias

Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0

Imagens Relacionadas