Título

Reconhecimento do SARS-CoV-2

Partilhar

Descrição

A enzima conversora da angiotensina 2 humana (hACE2, do inglês human angiotensin-converting enzyme 2) é o recetor celular para o coronavírus SARS-CoV-2, sendo que o último é responsável pela doença COVID-19. Nesta representação molecular podemos ver o complexo proteico formado pela hACE2 e o transportador B(0)AT1 (tons esverdeados); e o domínio principal de reconhecimento do SARS-CoV-2 (vermelho e azul). Este último, faz parte de proteínas S (do inglês spike) presentes no virião e que são, por este, utilizadas no mecanismo de penetração celular. Como pano de fundo podemos ver representada uma membrana lipídica onde a hACE2 se encontra.

A compreensão dos mecanismos de reconhecimento do SARS-CoV-2 pelas nossas células é crucial para entender a patogenicidade viral e para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas contra a pandemia COVID-19.

Esta representação foi criada com o programa de visualização molecular VMD 1.9.4 (do inglês, visual molecular dynamics), partindo de coordenadas disponibilizadas no Protein Data Bank (Ficheiro PDB 6M17).

Classificação

Localização

Data de Publicação

1 de Junho de 2020

Nº de visualizações

179

Resolução

3291px X 3177px

Formato

.jpg

Tipo De Imagem

Ilustrações

Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0

Imagens Relacionadas