Receptor de serotonina
Ana Rita Calixto
Química
A enzima conversora da angiotensina 2 humana (hACE2, do inglês human angiotensin-converting enzyme 2) é o recetor celular para o coronavírus SARS-CoV-2, sendo que o último é responsável pela doença COVID-19. Nesta representação molecular podemos ver o complexo proteico formado pela hACE2 e o transportador B(0)AT1 (tons esverdeados); e o domínio principal de reconhecimento do SARS-CoV-2 (vermelho e azul). Este último, faz parte de proteínas S (do inglês spike) presentes no virião e que são, por este, utilizadas no mecanismo de penetração celular. Como pano de fundo podemos ver representada uma membrana lipídica onde a hACE2 se encontra.
A compreensão dos mecanismos de reconhecimento do SARS-CoV-2 pelas nossas células é crucial para entender a patogenicidade viral e para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas contra a pandemia COVID-19.
Esta representação foi criada com o programa de visualização molecular VMD 1.9.4 (do inglês, visual molecular dynamics), partindo de coordenadas disponibilizadas no Protein Data Bank (Ficheiro PDB 6M17).
1 de Junho de 2020
1277
3291px X 3177px
.jpg
Ilustrações
Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0
Ana Rita Calixto
Química
Ana Rita Calixto
Química
Pedro Ferreira
Química
Pedro Paiva
Química
Inês F. M. Coutinho
Química
Filipa Lopes de Mendonça
Química
Matilde F. Viegas
Química
Rui Pedro Pimenta das Neves
Química
Alexandre V. Pinto
Química
Ana N.L. Oliveira
Química
Pedro Alexandrino Fernandes
Química
María Estela Crisóstomo Siverio e Jorge Juan Cabrera-Trujillo
Química
Carola Jerves
Química
Luís Teixeira
Química