Palomena prasina
Manuela Lopes
Biologia
Cavalo-marinho de focinho longo, anteriormente designado Hippocampus ramulosus, Leach, 1814, é uma das duas espécies do género Hippocampus em águas portuguesas e europeias.
Pode ser encontrada em zonas costeiras de águas rasas, principalmente nos leitos de algas marinhas e estuários, em todo o Atlântico Este, e no Mediterrâneo.
Em Portugal, é na Ria Formosa que existe a mais numerosa comunidade desta espécie.
Distingue-se do Hippocampus hippocampus (a outra espécie em águas portuguesas e europeias), por apresentar geralmente uma juba de filamentos na pele, embora estes não sejam um elemento fiável para identificação, porque a espécie também pode aparecer sem filamentos.
Morfologia do Hippocampus guttulatus
Máxima altura: 18 cm.
Nº de anéis no tronco: 11.
Nº de anéis na cauda: Entre 35 e 40, o mais comum 37, 38 ou 39.
Comprimento do focinho: entre 2.3 e 2.9, o mais comum 2.6.
Nº de anéis no tronco, que suportam a barbatana dorsal: 2.
Nº de anéis na cauda, que suportam a barbatana dorsal: 1.
Nº de raios na barbatana dorsal: Entre 17 e 20, o mais comum 19 ou 20.
Nº de raios na barbatana peitoral: Entre 16 e 18, o mais comum 17.
Coroa: Pequena mais distinta, com 5 pontas arredondadas; uma placa (lâmina, chapa) horizontal em frente à coroa, tão alta como a coroa e com uma espinha mais ou menos proeminente na parte da frente; não se junta suavemente à nuca.
Espinhos: médios a bem desenvolvidos, com pontas pouco agudas.
Nº de espinhos na bochecha: 1.
Nº de espinhos no olho: 1.
Outras características distintivas: Espinha do olho proeminente e arredondada. Tem vulgarmente uma espessa juba de filamentos na cabeça e pescoço. Em proporção os machos tem caudas maiores que as fêmeas; esta espécie foi largamente denominada H. ramulosus, Leach, 1814.
Cor/ padrão: Castanho variável, entre o castanho e o castanho muito escuro, apresenta, normalmente, numerosos pontos brancos que, por vezes, se mesclam, em linhas onduladas horizontais.
Habitat: Habita zonas onde existem povoamentos de plantas marinhas, às quais se agarram com a cauda. Podem penetrar em zonas de água salobra como estuários e zonas costeiras de águas rasas entre algas.
Profundidade máxima registada 12 m, (pode, durante o inverno, procurar águas mais profundas e áreas rochosas).
Alimentação: Alimenta-se de pequenos moluscos, vermes, crustáceos e plâncton que sugam através do focinho tubular.
Reprodução: março-outubro. O comprimento com que 50% da população atinge a maturidade sexual é de 10 cm; encontram-se no meio natural em grupos; o período de gestação é de três a cinco semanas; o diâmetro médio dos ovos 2 mm; o comprimento dos recém-nascidos é de 12 mm; o número máximo de nascimentos por ninhada registado foi de 581. Planctónicos imediatamente após o nascimento.
Distribuição Geográfica:Distribuição confirmada: Croácia; Chipre; França; Grécia; Itália; Malta; Marrocos; Holanda; Portugal; Espanha; Reino Unido e Irlanda do Norte.
Distribuição suspeita: Albânia; Argélia; Bélgica; Bósnia e Herzegovina; Egipto; Israel; Líbano; Líbia; Mónaco; Sérvia e Montenegro; Senegal; Eslovénia; Síria; Tunísia; Turquia.
Conservação: Todo o género Hippocampus está registado no Apêndice II do CITES, desde Maio de 2004 e estão registadas como "Deficiente em Dados" pela IUCN. São protegidas na Eslovénia pela Protection of Threatened Animals Act desde 1993, que proíbe o comércio e a manutenção em cativeiro.
Está registado no Livro Vermelho de França e de Portugal.
Espécies similares: H. algiricus que tem os anéis do corpo mais grossos e menos raios na barbatana dorsal; e o H. hippocampus, que normalmente tem uma aparência lisa, sem filamentos.
Tecnica/ Technique: Tinta-da-china, guache e lápis de cor s/ poliéster / Indian ink on polyester; e adobe illustrator
Fonte/ Source: Courtesy of the author
Image and caption provided by: Courtesy of the author
All Rights Reserved ©
Hippocampus guttulatus
Lisboa
11 de Fevereiro de 2013
2012
23425
2000px X 1415px
.jpg
Fotografias
Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0
Manuela Lopes
Biologia
Natacha Martinho
Biologia
Isabel Gil
Biologia
João Paulo Araújo Fernandes
Biologia
Biologia
Horácio Santos
Biologia
Biologia
Natacha Martinho
Biologia
Natacha Martinho
Biologia
Natacha Martinho
Biologia
Dilar Pereira
Biologia
Dilar Pereira
Biologia