Título

Arctotheca calendula (L.) Levyns

Partilhar

Descrição

Erva anual, de caules até 40 cm. Folhas lirado-penatipartidas, com pêlos finos, muito curtos e pouco densos, dificilmente visíveis à vista desarmada, ásperas na página superior e branco-tomentosas na inferior. Inflorescências em capítulos grandes, 3 a 5 cm de diâmetro, com brácteas involucrais externas herbáceas, mas com margens escariosas, as internas quase todas escariosas, obtusas. Flores marginais estéreis, liguladas, amarelo-pálido na página superior, purpurascentes na inferior. Flores do disco tubulosas, negro-esverdeadas. O fruto é uma cipsela densamente lanosa.

Família: ASTERACEAE

Nome Vernáculo: Erva-gorda.

Ecologia: Planta ruderal de sítios arenosos áridos, frequente em dunas, arribas litorais, bermas de estrada, terrenos incultos e pinhais.

Floração: Março a Agosto.

Estatuto: Infestante, originária da África do Sul, com larga distribuição na costa de São Francisco e norte da Califórnia.

Observações: Embora as galinhas adorem comer esta planta, esta pode ser tóxica para os animais de pasto. Esta planta tem sido também utilizada como planta ornamental.

in: Almeida, R., Antunes, S. C. (2019) Diversidade Vegetal do Polo 3 da UPorto: HERBÁCEAS

Classificação

Arctotheca calendula

Localização

Polo 3 da UPorto

Data de Publicação

22 de Março de 2019

Nº de visualizações

1601

Resolução

1948px X 1299px

Formato

.jpeg

Tipo De Imagem

Fotografias

Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0

Imagens Relacionadas