Título

Ótica - Lentes e Espelhos

Partilhar

Nº downloads 422

Ver Online

Detalhes

Descrição

Trata-se de uma aplicação em Java, que apesar de estar inicialmente proposta para o 3º Ciclo, pode ser usada em praticamente todos os níveis de ensino, desde os Cursos Profissionais ao Ensino Superior passando, a título de amostragem ou simples observação pelo 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Com efeito, a observação de um espelho ou de uma lente é transversal a todo o estudo. O docente é que tem de possuir a capacidade de modificar a parametrização de cada um dos objectos óticos em estudo, para que a observação se torne mais simples ou mais complexa. . A aplicação propriamente dita, permite observar de forma mais elementar ou mais elaborada a formação de imagens quer em espelhos quer em lentes. Trata-se portanto de um exercício simples que qualquer aluno ou qualquer professor de qualquer nível de ensino pode fazer (neste caso simular). A aplicação possui porém componentes de controlo que permitem que a complexidade seja crescente e portanto adequada a níveis de ensino mais complexos. O documento, em formato HTML com o estudo teórico associado a este applet, é claramente para anos de escolaridade mais elevados e, quando se entra num outro documento encadeado com este que apresenta o estudo da Difracção de Fraunhöfer então passa a ser claramente para o Ensino Superior. De qualquer modo fica ao critério de cada docente fazer o aprofundamento da simulação em função dos destinatários. Assim trata-se de uma aplicação complexa, integrada numa página HTML com vários ficheiros e pastas compactadas num ficheiro global com a designação otica-lentes-espelhos.zip que deve ser descarregado para o seu computador e descompactado. Para abrir a aplicação, active, na pasta que se gera ao descompactar, o ficheiro 07_optica-lentes-espelhos.html lá existente. Note que existem nessa mesma pasta outros três (3) documentos HTML, que sendo suportes de teoria não devem ser "abertos" em primeiro lugar pois o ficheiro "mãe" aponta para eles todos. Se por acaso os abrir por acidente, o botão ANIMAÇÃO remeterá sempre para o applet. Extremamente interessante e interativo, pode ser usado pelo docente em diferentes contextos educacionais explorando em todo ou em parte o conteúdo da informação. Note-se que existe associado à simulação uma página de apoio teórico significativamente desenvolvida e com bastante interesse.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Este recurso só funciona online, e usando o browser/navegador Internet Explorer, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin de Java, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Veja aqui as configurações que tem de colocar no Java, para que consiga visualizar.


Categoria

Física - 3º Ciclo

Unidade

Várias

Tema

Lentes e Espelhos

Tipo de recurso

Java

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

lentes, espelhos, óptica, ótica

Agradecimentos

Da autoria de Gilbert Gastebois, professor em França, a quem agradecemos a disponibilidade para colocação e tradução/adaptação do material.

Nome do ficheiro

otica-lentes-espelhos.zip

Tamanho do ficheiro

245.16 KB

Comentários

Guilherme Monteiro Webmaster

O recurso só funciona online. Foi agora adicionada a visualização online.

28-05-2021

Bernardete Barata

Não consegui descarregar o recurso!

28-05-2021

Recursos relacionados