Título

Cinética Química (simulação microscópica)

Partilhar

Nº downloads 358

Ver Online

Detalhes

Descrição

Trata-se de um applet que simula, ao nível microscópico a interação entre partículas numa reação química. As caixas de texto existentes no topo da animação, permitem ao utilizador controlar os valores da constante de reação (K), energia de reação (?E), o calor específico molar da mistura (C), a temperatura da reação (valores controlados entre -25ºC e 115ºC), o regime (adiabático ou isotérmico) e ainda a proporção entre o número de moles dos dois reagentes, (através de Na = (1, 2, 3, 4 ou 5 ) Nb). No fundo do applet, existem dois botões, um dos quais permite reiniciar a reação e o outro permite ver a evolução do rendimento da reação. O applet é acompanhado de um texto de apoio teórico de inegável qualidade que se encontra mais vocacionado para o Ensino Superior ou como complemento de formação para os professores.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Este recurso só funciona online, e usando o browser/navegador Internet Explorer, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin de Java, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Veja aqui as configurações que tem de colocar no Java, para que consiga visualizar.


Categoria

Química - 12º Ano

Unidade

Várias

Tema

Cinética Química

Tipo de recurso

Java

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

Química, reações, cinética, constante de reação, energia de reação, calor específico molar, temperatura de reação, regime adiabático, regime isotérmico, reagente

Agradecimentos

Da autoria de Gilbert Gastebois, professor no liceu em França, a quem agradecemos a disponibilidade para colocação e tradução/adaptação do material.

Nome do ficheiro

Cinética micro.zip

Tamanho do ficheiro

83.59 KB

Comentários

Recursos relacionados