Título

Condensadores Planos

Partilhar

Nº downloads 664

Detalhes

Descrição

  Trabalho apresentado no workshop "A ciência por quem a faz e por quem a ensina" promovido pelo centro de formação de associação de escolas maiatrofa em setembro de 2011. Tem por objetivo introduzir o tema “Condensador plano” que se integra no programa de Física do 12º ano – Unidade II: Eletricidade e magnetismo, com a proposta de utilização de um roteiro de exploração sobre a aplicação multimédia “Capacitor” disponível em:
http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/capacitor-lab
numa aula de 90 minutos, seguida da proposta de realização da atividade laboratorial II.2 – Condensador plano, numa aula prática de 135 minutos, em que os alunos poderão aplicar alguns conceitos que já aprenderam na aula anterior, em que se utilizou o roteiro de exploração.
Para finalizar propõe-se aos alunos um trabalho de pesquisa que pode ser realizado durante a aula, ou em casa, respeitando deste modo diferentes ritmos de aprendizagem. Com a utilização do roteiro de exploração da aplicação multimédia “Capacitor” pretende-se:
- Determinar a relação entre carga e tensão para um condensador;
- Explorar o efeito da área, da distância e dos materiais dielétricos inseridos entre as armaduras de um condensador.
Os objetivos do trabalho laboratorial são:
a) Construir um condensador plano de geometria variável;
b) Relacionar a capacidade de um condensador plano de geometria variável: ? com a área das armaduras; ? com a distância entre as armaduras; ? com o dielétrico;
c) Determinar a permitividade relativa de um dielétrico.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o Adobe Reader, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Física - 12º Ano

Unidade

Unidade II: Eletricidade e magnetismo

Tema

Condensadores

Tipo de recurso

PDF

Interatividade

Passivo

Informação adicional

Palavras-chave

Condensador, Energia, Eletricidade, Magnetismo, Corrente, Elétrica, Intensidade, Voltagem, Tensão, Potencial, Carga, Área, distância, Material dielétrico

Nome do ficheiro

condens_plan.pdf

Tamanho do ficheiro

3.75 MB

Comentários

Isabel Marília Peres

Material útil para o 12º de Física

14-04-2012

Recursos relacionados