Receptor de serotonina
Ana Rita Calixto
Química
A pandemia da COVID-19 afetou muitas vidas e continua a espalhar-se no Mundo. Desde que surgiu, muitos questionam a sua origem, tendo os cientistas sugerido uma fonte animal como proveniência do vírus. Na realidade, um vírus semelhante foi encontrado em morcegos e pangolins. No entanto, muitos ainda preferem defender a teoria de que o vírus foi criado em laboratório tendo escapado posteriormente, de um modo acidental ou deliberado.
Vale a pena relembrar que a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória no Oriente Médio (MERS) são causadas por vírus nos quais foi já estabelecida uma ligação entre animais e seres humanos.
Esta imagem mostra o vírus da MERS a ser transmitido a um humano por um camelo. O camelo carrega uma sela feita de uma glicoproteína S do vírus. Na sua cabeça, há outra proteína do vírus. Ambas as moléculas foram co-cristalizadas com anticorpos, que também integram a imagem. Por fim, um motivo do vírus que apresenta um feixe de hélices alfa, foi usado para compor uma corda que chega até uma mulher. Como fundo, foi usada uma imagem de um deserto árabe (Fotografia por David Billings, retirada do banco de fotografias para uso livre Unsplash).
Esta imagem foi criada a partir de coordenadas disponibilizadas no Protein Data Bank (ficheiros PDB 4ZPT, 5W9N e 5ZVK).
1 de Junho de 2020
2298
2400px X 1500px
.jpg
Ilustrações
Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0
Ana Rita Calixto
Química
Ana Rita Calixto
Química
Pedro Ferreira
Química
Pedro Paiva
Química
Inês F. M. Coutinho
Química
João T. S. Coimbra
Química
Filipa Lopes de Mendonça
Química
Matilde F. Viegas
Química
Rui Pedro Pimenta das Neves
Química
Alexandre V. Pinto
Química
Pedro Alexandrino Fernandes
Química
María Estela Crisóstomo Siverio e Jorge Juan Cabrera-Trujillo
Química
Carola Jerves
Química
Luís Teixeira
Química