Título

A Nova Genética (HTML)

Partilhar

Nº downloads 1660

Ver Online

Detalhes

Descrição

"A Nova Genética" é um pequeno livro de educação científica, que aqui disponibilizamos sob a forma de uma página HTML. Os diferentes ficheiros necessários para a sua exploração estão compactados num ZIP, que deve ser descarregado para o seu computador e depois descompactado. Será gerada uma pasta, onde deve ser ativado o ficheiro 01-indice.htm lá existente.

Nesta publicação explica-se, de uma forma simples e apelativa para um público jovem, o papel dos genes na saúde, os conhecimentos básicos sobre o DNA e o seu primo molecular, o RNA, e as novas direções que a investigação genética está a tomar.

Os principais temas abordados são: o funcionamento dos genes (desde a composição do DNA e RNA, transcrição, até à tradução das proteínas); as doenças genéticas; os chips de DNA; o funcionamento dos antibióticos; as novas descobertas associadas ao RNA, como a interferência (RNAi) e os microRNAs; a epigenética; o DNA recombinante; a evolução da vida, os organismos modelo em investigação genética; a sequenciação genética; a bioinformática; os ritmos circadianos; o genoma humano; a farmacogenética; a biotecnologia; a genética comportamental; a resistência a medicamentos; a modelação computacional; a biologia de sistemas; a testagem genética; a genética forense e as carreiras de investigação em genética.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Biologia - 12º Ano

Unidade

Unidade 2 - Património Genético

Tema

Vários

Tipo de recurso

HTML

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Património Genético, genética

Agradecimentos

Esta publicação é da responsabilidade do National Institute of General Medical Sciences (EUA), a quem agradecemos, na pessoa de Jilliene Mitchel, a autorização para a tradução e publicação dos materiais na Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

A-Nova-Genetica_html.zip

Tamanho do ficheiro

19.40 MB

Comentários

Maria Madalena Martins Patrício

Excelente recurso para as aulas de Biologia- 12º ano e de Biologia e Geologia -11º ano.

07-09-2019

Alda Maria Gomes C. Rodrigues Pais

Excelente documento que me permitiu obter mais informação para suporte às minhas aulas e principalmente para me atualizar.

24-09-2015

Ana Margarida Freire Aleixo

Muito útil para alunos do 11º ano aprofundarem os seus conhecimentos.

19-09-2014

Manuela Gomes da Silva

Muito bom e útil.

02-12-2013

Maria da Nazaré Quitéria

Ótimo para ilustração nas aulas de 11º.

11-10-2013

Recursos relacionados