Título

Cyperus eragrostis Lam.

Partilhar

Descrição

Erva até 40 cm de altura, com rizoma curto e espesso. Caule trigonal, sem nós. Folhas basais invaginantes, com bainha fechada, lineares. Flores, lanceoladas, com espiguetas densas em feixes capituliformes globosos e invólucro constituído por 5 a 7 brácteas compridas, desiguais. Espiguetas com numerosas flores hermafroditas, nuas, dísticas, axilares, dispostas helicoidalmente. Glumas inteiramente esverdeadas, com 3 nervuras. Androceu com 1-3 estames. Frutos, aquénios trigonais e indeiscentes.

Família: CYPERACEAE

Nome Vernáculo: Junção.

Ecologia: Planta anual, comum nas margens de linhas de água, charcos, valas, orlas de juncais e canaviais, por vezes em arrozais e outros cultivos agrícolas. Sempre em sítios húmidos e com alguma perturbação.

Floração: Maio a Agosto.

Estatuto: Exótica, nativa da América tropical, no entanto atualmente já está naturalizada pelo sudoeste da Europa.

Observações: Os pequenos tubérculos que se encontram juntamente com as raízes desta planta, quer crus quer cozinhados, são uma excelente refeição. Podem ser demolhados e depois esmagados para libertar um líquido leitoso que pode ser misturado com álcool ou água e açúcar para preparar bebidas deliciosas.

Classificação

Cyperus eragrostis

Localização

Polo 3 da UPorto

Data de Publicação

22 de Março de 2019

Nº de visualizações

112

Resolução

1299px X 866px

Formato

.jpeg

Tipo De Imagem

Fotografias

Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0

Imagens Relacionadas