Título

Hordeum murinum L.

Partilhar

Descrição

Planta que ocorre em tufos densos, com colmos desprovidos de pêlos atingindo os 70 cm, eretos ou geniculado-ascendentes. Folhas verde-amareladas, ásperas nas margens, com aurículas estreitas, amplexicaules, lígula membranácea e curta, truncada a dentada. Inflorescência, espiga densa, até 12 cm, oblonga, comprimida, com ráquis articulada. Espiguetas com uma flor, encontrando-se reunidas em grupos de 3, a central é hermafrodita e pedicelada com as glumas ciliadas, as laterais são masculinas ou estéreis, com a gluma superior ciliada e a inferior setiforme (com uma forma semelhante a uma seda). Aristas mais compridas do que as das glumas. Fruto, cariopse oblonga ou cilíndrico-oblonga, com canais, aderente às glumelas.

Família: POACEAE (GRAMINEAE)

Nome Vernáculo: Cevada-das-lebres, Cevada-dos-ratos, Erva-de-espiga, Erva-molar, Falsa-cevada, Rengo.

Ecologia: Planta anual de locais secos, também frequente em terrenos incultos, margens de caminhos e locais de elevada pressão antrópica.

Floração: Abril a Junho.

Estatuto: Nativa, com distribuição pela Europa meridional, Ásia, África, região Mediterrânea e Macaronésia, nomeadamente nos Açores.

Observações: A semente, depois de cozinhada, pode ser consumida. Quando convertida em farinha, serve para produzir pão, massas, etc. Espécie utilizada em arranjos florais de flores secas.

Classificação

Hordeum murinum

Localização

Polo 3 da UPorto

Data de Publicação

22 de Março de 2019

Nº de visualizações

367

Resolução

1299px X 866px

Formato

.jpeg

Tipo De Imagem

Fotografias

Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0

Imagens Relacionadas