Título

O Mundo Contra o SARS-CoV-2

Partilhar

Descrição

Representações 3D de quatro proteínas, alvos promissores de fármacos contra o vírus SARS-CoV-2 causador da COVID-19. Na fila de cima, à esquerda, está a RNA polimerase dependente de RNA, com a função de catalisar a replicação do RNA viral, que é indispensável para a replicação do vírus in vivo; na fila de cima, à direita, temos a protease principal (MPro) do SARS-CoV-2, responsável por cortar poliproteínas traduzidas do RNA viral para produzir proteínas virais funcionais; na fila de baixo, à esquerda, está representada a glicoproteína spike (S, espícula) fundamental para a entrada do vírus nas células do hospedeiro; representado a verde temos a enzima conversora da angiotensina 2 (hACE2) que é o recetor à qual a glicoproteína S se liga nas células humanas; por último, na fila de baixo, à direita, está representada a protease do tipo papaína (PLpro) que, tal como a MPro, tem como função processar poliproteínas em proteínas funcionais, ajudando também o vírus a evadir-se da resposta imune do hospedeiro.

Como caricatura, vemos no mapa em baixo o lançamento dos métodos de defesa contra inimigos que obtêm grande financiamento, mísseis. Infelizmente, são inúteis contra o atual inimigo. Vemos também uma cientista, que após semanas de estudo científico, dispara moléculas com potencial terapêutico com uma arma cronicamente subfinanciada.

Esta imagem foi criada a partir de coordenadas disponibilizadas no Protein Data Bank (ficheiros PDB 5REH – protease principal; 6M0J – glicoproteína S com o recetor hACE2; 6W9C- protease do tipo papaína; 7BV2 - RNA polimerase dependente de RNA).

Classificação

Localização

Data de Publicação

1 de Junho de 2020

Nº de visualizações

191

Resolução

10582px X 8764px

Formato

.jpg

Tipo De Imagem

Ilustrações

Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0

Imagens Relacionadas