Título

O Vírus Vitruviano

Partilhar

Descrição

Nesta imagem podemos observar uma representação do novo vírus SARS-CoV-2 que causa uma infeção respiratória aguda. Como o corpo humano não é imune a essa patologia, até que seja encontrado um tratamento seguro, será necessário mudar um pouco as rotinas diárias em todo o mundo.

Em primeiro plano, pode ver-se uma estrutura bidimensional do vírus em cinza. No interior, está uma estrutura proteica tridimensional. O pano de fundo pretende representar o meio de difusão do vírus no corpo humano. A proteína, no centro, é a RNA Polimerase (RdRP). A RdRP é uma das proteínas que participa nos processos de replicação e transcrição, etapas fundamentais para a disseminação desta doença.

Esta imagem foi inspirada na ideologia e na famosa obra "O Homem Vitruviano" do artista e cientista Leonardo da Vinci. Da Vinci acreditava que a descoberta do funcionamento do corpo humano tornaria possível desvendar os mistérios do universo. Assim, seguindo a analogia feita por Da Vinci, espera-se que o conhecimento do funcionamento da RdRP venha a ser essencial para desvendar os mistérios da ação do SARS-CoV-2 e permita aos cientistas encontrar um composto terapêutico para combater essa pandemia.

Esta imagem foi criada a partir de coordenadas disponibilizadas no Protein Data Bank (ficheiro PDB 6M71).

Classificação

Localização

Data de Publicação

1 de Junho de 2020

Nº de visualizações

181

Resolução

5025px X 5025px

Formato

.jpg

Tipo De Imagem

Ilustrações

Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0

Imagens Relacionadas